(11) 99928-2496 (whatsapp)

Shogui

XADREZ JAPONÊS

SHOGI (XADREZ JAPONÊS)

Chaturanga um jogo de estratégia que teve origem na Índia, quando migrou para o Japão, as suas regras foram se modificando conforme a cultura do Japão, até chegar a versão atual do Shogi ( Xadrez Japonês), cujo o principal objetivo é o Xeque Mate.

O Shogi se desenvolveu no Japão aproximadamente entre nos anos 704 a 790 d.C no período Nara.

Aproximadamente 20% da população, em torno de 20 milhões são praticantes de Shogi no Japão; muito se deve por causa dos mecanismos da internet, como You Tube, Google, a TV NHK transmite aulas e divulga em programas especiais.

No Brasil os imigrantes japoneses trouxeram os materiais e conhecimentos em sua bagagem na imigração, antes e depois da segunda guerra mundial. Portanto a prática se iniciou onde se concentrava a colônia de japoneses nas cidades de São Paulo, Bastos (SP), Assaí (PR), Alinça (SP) e outras cidades / colônias de japoneses.

Com adventos dos animes / mangá com criação de personagens que jogam o Shogi, como por exemplo “Naruto”, tem incentivado muitos jovens à prática do Shogi.

Com o advento da internet, o Shogi tem sua divulgação ampliado principalmente nos Estados Unidos e Europa, como recentemente em 2019 a realização de Campeonato Mundial e Europeu realizado em Bratislava / República Eslovaca.

No Brasil, fabricamos os materiais e organizamos eventos de torneios, workshops, oficinas e participação em eventos japoneses, tais como Festival do Japão, para poder divulgar a cultura do Shogi.