(11) 99928-2496 (whatsapp)

XADREZ

O Jogo de Xadrez teve origem no Jogo Chaturanga na India que quando migrou para Pérsia, Grécia e Europa, as regras foram modificadas conforme a cultura dos povos onde passou, até chegar ao Xadrez atual cujo objetivo principal é o Xeque Mate.

A organização que dirige o Xadrez no mundo é a Federação Internancional de Xadrez (FIDE), da qual as confederações de países filiados se reportam à FIDE. No Brasil a Confederação Brasileira do Xadrez (CBX) é a entidade máxima que administra o Xadrez.

No Brasil a prática do Xadrez nas escolas trás muitos benefícios para o desenvolvimento mental, mas a sua prática nas escolas corresponde a 12 milhões de analfabetos, pois o numero de praticantes em escolas que foram introduzidas a prática precisa ser desenvolvidos de forma mais eficiente.

 

O título de Grande Mestre (GM) é o título máximo de um jogador de Xadrez.
Em 2020 a Rússia detem o maior numero de Grandes Mestres (GM) com 240 GMs, nos Estados Unidos com 94 GMs, na Alemanha com 92 GMs. e no Brasil com 14 GMs, e o jogador melhor ranqueado é o GM Rafael Leitão no masculino e no feminino FM/WIN Juliana Sayumi Terao, é pentacampeã brasileira, representou o Brasil diversas vezes nas Olimpíadas do Xadrez Mundial, esteve presente na academia da Consciência do Xadrez participando de nossos torneios por diversas vezes.